sábado, 1 de janeiro de 2011

Top 25 - Música gótica para todos os gostos!

Pessoal, na postagem anterior eu fiz um Top 20 de músicas nostálgicas, o qual gostei muito de fazer e vi que o público também gostou de ler :) Então decidi fazer um novo Top, mas um de música gótica para todos os gostos!
Como vocês devem saber, aprecio totalmente todas as vertentes do estilo gótico e gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas músicas preferidas que seguem este estilo :)

Para começar super bem, começaremos com Nightwish! Você leitora já deve ter vivido um momento igual ao descrito na música que ocupa o vigésimo quinto lugar do nosso Top. Quando nos apaixonamos por um homem (ou garoto) e ele parte nosso coração, nos trancamos no quarto, nossos pais não sabem o que fazer, só queremos cantar músicas tristes e pensamos que ningúem mais nos ama, e assim é o...

25º lugar: Gethsemane (Gothic santuary) - Nightwish
Estilo melódico-musical: Gothic Metal Sinfônico com vocal lírico
Categoria da letra: depressivo, romântico
Frase marcante: "I knew you never before, I see you never more, but the love, the pain, the hope, oh beautiful one, have made you mine 'till all my years are done. Without you, the poetry within me is dead."






A banda que apresentaremos agora foi a maior percussora da música gótica. Formada por duas mulheres, mostrou que nem todo gótico ouve rock/metal. A canção faz alusão à soberba e ao orgulho.

24º lugar: Clown - Switchblade Symphony
Estilo melódico-musical:
Gótico
Categoria da letra: realista, intimidadora
Frase marcante: "Clying loud, you're crawling on the floor. Just a beautifull baby, you're nothing more."






Uma canção sombria, algo que me lembra a palavra "Monge", totalmente bem representada pela banda Lacrimosa, originalmente criada por Mozart. Alguns a chamam de "A Reza de Requiem", outros "A Reza de Mozart", mas a banda preferiu dar o nome de, em...

23º lugar: Mozart's Requiem - Lacrimosa
Estilo melódico-musical:
Sinfônico
Categoria da letra: latim, católico, obscuro, morte
Frase marcante: "Lacrimosa dies illa qua resurget ex favilla judicandus homo reus. Lacrimosa dies illa" (para não ficarem perdidos no latim, a tradução para o português é: pesaroso aquele dia quando das cinzas, o homem deve ser julgado. Pesaroso aquele dia.)






O que, para você, é a agonia? Não ver? Não ouvir? Ou não sentir? O passado? A ilusão? A inexistência? O envelhecimento? Lágrimas? A saída seria fugir? Por todos os questionamentos, a lucidez, a meditação, a orquestra, o coral e as ideias, a próxima canção transmite todo o sentido da música Gótica Épica (persuadindo ainda ao nome da banda.)

22º lugar: The phantom agony - Epica
Estilo melódico-musical:
Metal gótico sinfônico com vocal lírico e gutural
Categoria da letra: cenas, diálogo, pensamento, meditação
Frase marcante: "The future doesn't pass and the past won't overtake the present. All that remains is an obsolete illusion. We are afraid of all the things that could not be, a phantom agony"






O próximo som é o que temos de mais novo no estilo gótico, as Gothic Lolitas! Uma mistura do estilo Victorian Gothic de se vestir com o Dark Gothic e o frufru. Já na música temos influência do pop com toda a ameaça do Victorian Gothic. O estilo nasceu oficialmente no Japão e se alastrou no mundo inteiro. Esta música foi usada no filme "Alice no país das maravilhas" e o clip é completamente Gothic Lolita.

21º lugar: Tea party - Kerli
Estilo melódico-musical:
Power pop goth
Categoria da letra: duplo sentido, ameaçador, convidativo, costumes, victorian gothic
Frase marcante: "I'm the lady, fatha mucka, try to show some class"






Anna-Varney, uma personagem desconhecida, a qual ainda não sabemos o sexo definido. A próxima canção do Top 25, descreve um homem sádico e muito belo que chamou a atenção de Anna-Varney. No decorrer da música, percebemos que Anna faz meditações sobre a "água", a "prata" e diversas outras coisas enquanto descreve o homem. Ainda no final, Anna diz inveja-lo e descreve mais uma parte de seu comportamento.

20º lugar: In der palästra - Sopor Aeternus & The Ensemble of Shadows
Estilo melódico-musical:
Gótico filarmônico
Categoria da letra: meditação, descrição, sentimentalismo
Frase marcante: "He likes all kind of women, and I... I only hate men. He marvels at all things new to him and I only wait for all things in this sick world to end."






Depressão, distúrbios emocionais, dupla personalidade. Evanescence é uma banda que descreve muito bem tudo isso e não poderia faltar no nosso top! O amor pode trazer uma pessoa morta por dentro de volta à vida. Por isso que a próxima música do top é, em...

19º lugar: Bring me to life - Evanescence
Estilo melódico-musical:
Rock gótico
Categoria da letra: depressiva, sentimentalista, diálogos, arrependimento.
Frase marcante: "Frozen inside without your touch, without your love, darling, Only you are the life among the death."






E a garota com voz de bêbada (no bom sentido) volta novamente ao nosso Top 25, mas dessa vez, com uma música um tanto mais obscura. Sabe quando algum conhecido seu morre e alguém que não ficou a parte do acontecimento vem lhe perguntar sobre ele e você responde: 'ele morreu, ele se foi, ele não vive mais aqui'? É disso que a música fala, mas fazendo alusão a falta de amor que as pessoas, atualmente, têm umas para com as outras.

18º lugar: Love is dead - Kerli
Estilo melódico-musical:
Pop goth rock
Categoria da letra: falta de sentimentos, raiva, duplo sentido
Frase marcante: "All I want was right here, but love don't live here anymore. Love is dead, love is gone, love don't live here anymore."






Como todos sabemos, em 2005, a musa Tarja Turunen foi demitida da banda Nightwish pelo tecladista, Tuomas. Porém, com a voz insuperável, Tarja ultrapassou a ex-banda Nightwish com sua carreira solo! Não sei direito quais foram as intenções dela ao produzir a música que ocupa o décimo sétimo lugar do Top 25, mas creio que ela se inspirou na caminhada na carreira solo.

17º lugar: I walk alone - Tarja Turunen
Estilo melódico-musical:
Metal sinfônico
Categoria da letra: otimismo, perseverança, solidão
Frase marcante: "Whisper to my heart when hope is torn apart and no one can save you."






O peso da fama, uma multidão gritando por seu nome, ausência de remorso e sentimentos, perfeccionismo. Estes são alguns temas abordados na música que ocupada o décimo sexto lugar do nosso Top 25.

16º lugar: Ghost opera - Kamelot
Estilo melódico-musical:
Power metal sinfônico
Categoria da letra: descrição, intimidação, eloquência, superioridade
Frase marcante: "Can you hear? The crowd is waiting for a last encore, screaming out for my atention, chanting my name... Chanting my name."






Quão triste seria para uma mulher apaixonada perceber, no momento em que está se casando, que o está fazendo com a pessoa errada? Doce ilusão e ocultação de defeitos fatais percebidos no momento em que já não se pode mais voltar. A música a seguir define totalmente o estilo gótico e medieval.

15º lugar: The vampire Waltz - Hannah Fury
Estilo melódico-musical:
Victorian gothic
Categoria da letra: descritiva, arrependimento, dúvida, ameaça
Frase marcante: "Why am I not dressed in white?"






A música gótica tem expansão com vários outros estilos musicais, inclusive com o gospel. A banda Saviour Machine é uma junção fantástica da música gótica em si no cristianismo.

14º lugar: Jesus Christ - Saviour Machine
Estilo melódico-musical:
Gótico
Categoria da letra: gospel, bíblica
Frase marcante: "Bring them to life without hate, without pain, without suffering insane, without death, without fire, without lies that feed the liar, without war, without games, without fear to take the blame, without fame, without power, without drugs to heal the coward, without violence, without rape, without sickness, without plagues, without judgment, without crime, without hope, without time, without two, without three, without torture over belief. Bring us love, let us see, set us free"






Sabemos também que o Gótico chegou até o rock and roll, transformando-o em Gothic Rock. Uma perfeita versão dessa mistura é a música que ocupa o décimo terceiro lugar do nosso Top 25. Qual seria sua primeira impressão ao ouvir uma banda chamada 'O Massacre do Aniversário'? Eu, partiularmente, pensei ser uma banda de ótimo nível e confirmei isto ouvindo algumas de suas canções. A banda existia antes como 'Imagica', mas Shibi, a vocalista, decidiu mudar o nome da mesma.

13º lugar: Red stars - The Birthday Massacre
Estilo melódico-musical
: Rock gótico industrial
Categoria da letra: mal, frases conexas, intimidação
Frase marcante: "It's my red star, I steal it. It's my red star, I can't let go. It's my red star, conceal it. It's my red star, all I know."






O Fantasma da Opera! Grande sucesso. A canção principal foi interpretada por grandes nomes da música, inclusive a banda Lacrimosa, já comentada aqui com sua música 'Mozart's Requiem'. Mas a banda Nightwish, também já comentada com o som 'Gethsemane' regravou uma versão desta canção! E o que é melhor, com a Tarja ainda como vocalista da banda. Por isso...

12º lugar: The phantom of the opera - Nightwish
Estilo melódico-musical:
Metal sinfônico
Categoria da letra: teatral, diálogo
Frase marcante: "And do I dream again? For now I find. The phantom of opera is here inside my mind."






Algumas bandas optam pela revolta contra os costumes e a ética, a banda Epica, aqui já comentada com a música 'Phantom Agony' é umas destas revoltadas. A música que ocupada o décimo primeiro lugar do Top 25 fora a primeira que escutei desta banda e, sinceramente, amo-a, principalmente quando a 'paulera' começa

11º lugar: Cry for the moon - Epica
Estilo melódico-musical:
Power metal sinfônico
Categoria da letra: revolta, ataques, fonte pecaminosa
Frase marcante: "Eternal silence cries out for justice"






E eis que voltamos para as fontes da depressão doentia, onde um coração maxucado infecta toda a sua alma e seus pensamentos e faz dele o 'seu imortal'. A depressão de ajudar alguém que ama em todos os aspectos, se entregar, ser a melhor amiga e, no fim, quando tudo está bem, ser jogada fora, desprezada, descartada como se fosse lixo. Por isso que esta canção oculpou o décimo lugar do nosso Top 25.

10º lugar: My immortal - Evanescence
Estilo melódico-musical:
Gótico
Categoria da letra: insegurança, medo, sentimentalismo, descrição de memórias
Frase marcante: "When you cried I'd wipe away all of your tears, when you'd scream I'd fight away all of your fears, and I held your hand through all of these years, but you still have all of me."






Emilie Autumn é uma violinista e cantora gótica burlesca da América Anglo-Saxônica que deu percussão ao Industrial Victorian Gothic. Mas a musa teve uma história difícil até chegar onde está, marcada por bullying e traições das pessoas mais inesperadas.

9º lugar: Liar - Emilie Autumn
Estilo melódico-musical:
Industrial victorian gothic
Categoria da letra: revolta, paixão, conteúdo sanguinário, feminismo
Frase marcante: "I want to mix our blod and put it on the ground, so you can never leave."





E Evanescence novamente! Mas, desta vez com uma música um pouco menos depressiva, que descreve o que uma pessoa amada e especial significa para Amy Lee.

8º lugar: Angel of mine - Evanescence
Estilo melódico-musical:
Gótico
Categoria da letra: sentimentalismo, descrição sobre alguém, agradecimento
Frase marcante: "And I don't know where I'd be without you"





Realismo, fixão e intimação. Três fatores que compõem uma das principais músicas da banda The Birthday Massacre. Tirando o comecinho industrial e dark ambient da canção que dá todo o toque macabro na música. Contando também com o vocal screamo de Shibi no refrão.

7º lugar: Blue - The Birthday Massacre
Estilo melódico-musical:
Rock gótico industrial
Categoria da letra: descrição, fixão, comportamentos
Frase marcantes: "Fate changes faster than the death of the lights"





Dona de uma voz soprano rara e maravilhosa, canta em Fá Menor com perfeição e não utiliza a tecnica do falsete, Sharon den Adel é a vocalista da banda que mereceu o sexto lugar do nosso Top 25 com uma de suas mais lindas canções. O apelo para uma alma se libertar e ser feliz.

6º lugar: Angels - Within Temptation
Estilo melódico-musical:
Metal gótico
Categoria da letra: descrição, quebra de momentos bons, sentimentalismo, apelo
Frase marcante: "This world could have failed you, it doesn't keep you a reason why, you could have chosen a different path in life."






Mortífera, sanguinaria, feminista, burlesca, firme. Assim é a canção que ocupa o quinto lugar de nosso Top. Quando uma pessoa influencia outra no caminho da perdição é triste, mas mais triste ainda é quando o iludido se dá conta do buraco em que está caindo lentamente para uma morte súbita, se recompõe e se revolta.

5º lugar: I want my innocence back - Emilie Autumn
Estilo melódico-musical:
Industrial victorian gothic
Categoria da letra: ameaça, recomposição, fonte sanguinária, morte
Frase marcante: "And I demand you put my heart back in my hand and wipe it clean"





A verdadeira composição da música Gótica em seu início de percussão. Dark Ambient, o grupo de cordas (cello, baixo acústico, violino...), coral e latim, itens que compõem a música que ocupa o quarto lugar de nosso Top.

4º lugar: Mea culpa - After Forever
Estilo melódico-musical:
Gótico
Categoria da letra: católica, cristianismo
Frase marcante: "Omnes animas, praesertin eas quae misericordiae tuae maxime indigent, sicut erat in principio et nunce, et semper, et insaecula, saeculorum." (traduzindo: todas as almas, principalmente estas que de Tua misericórdia sentem enorme necessidade, assim como era no princípio, e para sempre, e por séculos, por gerações.)






No Top anterior citei que a banda Rasputina fazia vários covers e dois deles ocupam as terceira e segunda posições do nosso Top 25!

Creedence Clearwater Revival é a banda que compôs originalmente, em...

3º lugar: Bad moon rising - Rasputina
Estilo melódico-musical:
Cello rock
Categoria da letra: perseverança, aviso, ameaça
Frase marcante: "Hope you are quiete prepared to die. Looks like we're in for a nasty weather. One eye is taken for an eye."





Para mim, a próxima música do top é o melhor cover feito pela banda Rasputina. A canção fora originalmente realizada pela antiga banda Led Zeppelin. No post anterior onde eu fiz o Top 20 de músicas nostalgicas, comentei sobre este som, agora, vou lhes apresentar o melhor cover!

2º lugar: Rock and roll - Rasputina
Estilo melódico-musical:
Cello rock
Categoria da letra: saudade, sentimentalismo
Frase marcante: "Seems so long since we walked in the moonlight"






A merecedora do primeiro lugar deste top é a música que marcou toda minha fase de transição e de mudança de comportamentos, de vida e de estilo. Ela trata sobre a paz na Palestina e em Israel, criando uma história sobre um jovem rapaz morto.

1º lugar: Forlorn Hope - After Forever
Estilo melódico-musical:
Metal sinfônico
Categoria da letra: esperança, perseverança, fé
Frase marcante: "Allow me end by these simple words: Shalom, Saalam, peace"







Espero que tenham gostado!
Comentem, sigam o blog, indiquem aos amigos...
Obrigada :)



Um comentário:

  1. Adorei Muito Bom Ótimo o que eu queria como play list , mais estou triste pois não consegui me cadastrar, me ajudem meu email- niloselma@yahoo.com.br. muito obrigado Atenciosamente Nilo Pontes

    ResponderExcluir